Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
8. CO8. COLUNA - RAQUIS - SPINE - RAQ
Texto completo

O-RAQ-27 - Análise morfométrica de Mielopatia Espondilótica Cervical (MEC) e previsão de melhoria neurológica após descompressão cirúrgica

S.Tavares, R. Pereira, D. Matos, G.G. Costa e M. Barbosa

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Objectivos: Avaliação das diferenças de volume, área de estenose máxima (AEmax) e diâmetro ântero-posterior de estenose máxima (DAPEmax) pré e pós descompressão cirúrgica em doentes com MEC e correlação com o outcome neurológico.

Material e métodos: Foram seleccionados 22 doentes submetidos a descompressão cirúrgica para tratamento de MEC que apresentavam estudos por TC e/ou RMN pré e pós cirúrgicos, tendo sido realizada posteriormente a aquisição dos parâmetros morfométricos através do software OsiriX. Estes parâmetros foram posteriormente correlacionados com o estado neurológico pré e pós cirúrgico. Foi utilizado o programa SPSS para análise estatística.

Resultados: Obteve-se uma diferença estatisticamente significativa entre o volume canalar pré e pós cirúrgico (p < 0.05, Teste t-Student) e entre os valores de AEMax e DAPEmax pré e pós cirúrgicos (p < 0.05, Teste de Wilcoxon). Verificou-se igualmente uma relação linear (Teste de Hosmer e Lemeshow com aceitação de H0, p > 0.05) entre as diferenças absolutas e a proporção de aumento de volume, área e diâmetro com a melhoria do quadro neurológico, quer no momento da alta hospitalar, quer após 1 ano de follow-up, excepto nas diferenças de diâmetro antero-posterior na região de estenose máxima ao final de 1 ano.

Conclusões: A análise de medidas morfométricas poderá ser útil na avaliação precoce do outcome neurológico pós-cirúrgico nos doentes com MEC.

Comunicaciones disponibles de "CO8. COLUNA - RAQUIS - SPINE - RAQ"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?