Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
4. CO4. BASE DO CRANEO - BASE DO CRANIO - CRANIAL BASE - BC
Texto completo

O-BC-16 - Cirurgia endoscópica a Adenomas da Hipófise – complicações

P. Branco, G. Januário, L. Fonseca, D. Forte, G. Novais, L. Cardoso, R. Nogueira, I. Correia, A. Sagarribay, M. Correia e V. Sousa

Centro Hospitalar Lisboa Central.

Objectivos: Avaliar resultados e taxa de complicações da abordagem endoscópica no tratamento de adenomas da hipófise assim como avaliar a sua eficácia (AH).

Material e métodos: Análise retrospetiva unicêntrica de intervenções endoscópicas consecutivas para tratamento de AH, entre 2013 e 2015. Avaliação das complicações hemorrágicas, infeciosas, fístula Líquor, défices neurológicos; diabetes insipida e complicações nasais após procedimentos endoscópicos. Avaliação de perfil hormonal pós-operatório e recuperação de défices visuais.

Resultados: Avaliadas 48 intervenções a AH; 72% homens, idade média 52 anos, sendo 37% dos AH não secretores. Verificaram-se 4 casos de complicações hemorrágicas; 2 casos de meningite; 4 Fístulas pós-operatórias, apenas uma exigindo re-intervenção; 3 casos de diabetes insipida, um caso de fasceíte da coxa e um caso de isquemia com défice neurológico associado. A avaliação endonasal pós endoscopia revelou uma elevada taxa de sinequias pós operatória (superior a 80%), e ainda um hemangioma capilar lobular que impossibilitou re-intervenções por esta via. Dos doentes com défices visuais prévios, 80% referem melhoria subjetiva. Mais de 20% dos doentes necessitam de substituição hormonal no pós-operatório imediato.

Conclusões: A abordagem transesfenoidal endoscópica é eficaz no tratamento de AH e na melhoria dos défices visuais. A técnica apresenta complicações endonasais, nomeadamente sinequias que exigem tratamento local e reavaliação pela especialidade de otorrinolaringologia.

Comunicaciones disponibles de "CO4. BASE DO CRANEO - BASE DO CRANIO - CRANIAL BASE - BC"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?