Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
4. CO4. BASE DO CRANEO - BASE DO CRANIO - CRANIAL BASE - BC
Texto completo

O-BC-12 - Vantagens da Utilização da Tratografia Pré Operatório do Nervo Facial nos Schwannomas Vestibulares: Estudo Multicêntrico

G. Neto d’ Almeida1, P. Gonçalves Pereira2, L. Marques1, P. Escada3, K. Kichikawa4, S. Naganawa5 e T. Taoka5

1Serviço de Neurocirurgia; 3Serviço de Otorrinolaringologia, Hospital de Egas Moniz, Portugal. 2Serviço de Neuroradiologia, Hospital Lusíadas, Lisboa. 4Nara Medical University, Department of Radiology, Nara, Japão. 5Nagoya University Hospital, Department of Radiology, Nagoya, Japão.

Objectivos: Pretende-se demonstrar a utilidade da tratografia do nervo facial por tensor de difusão na diminuição da morbilidade do facial e do tempo cirúrgico na cirurgia dos schwannomas vestibulares.

Material e métodos: Entre 2011 e 2015 foram estudados por tratografia 76 doentes com patologia do ângulo ponto cerebeloso, 61 dos quais com schwannomas vestibulares (34 doentes no Hospital Lusíadas Lisboa, Portugal e 27 doentes no Nara Medical University, Japão),com idade média de 57 ± 12 (72% sexo feminino). O protocolo de imagem incluiu imagens de sequência de Ressonância Magnética para o ângulo ponto cerebeloso e tratografia por tensor de difusão para o nervo facial. Os doentes foram operados em dois centros cirúrgicos: Hospital de Egas Moniz, Portugal e Nara Medical University, Japão. A morbilidade do nervo facial e tempo cirúrgico dos doentes operados a schwannomas vestibulares com recurso à tratografia pré operatória do nervo facial (N = 56) foram comparados com um grupo de doentes operados sem o recurso à tratografia (N = 42).

Resultados: A tratografia pré operatória identificou o trajecto do nervo facial no ângulo ponto cerebeloso e sua relação anatómica com o tumor em 75 doentes. Em 6 doentes, o nervo facial não foi visualizado durante a cirurgia. Existiram diferenças estatisticamente significativas na utilização da tratografia na redução da morbilidade do facial e tempo cirúrgico nos grupos de doentes estudados.

Conclusões: O presente estudo demonstra que a tratografia do nervo facial deve ser utilizada como exame de rotina na patologia cirúrgica do ângulo ponto cerebeloso, diminuindo a morbilidade do facial e reduzindo o tempo cirúrgico.

Comunicaciones disponibles de "CO4. BASE DO CRANEO - BASE DO CRANIO - CRANIAL BASE - BC"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?