Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
4. CO4. BASE DO CRANEO - BASE DO CRANIO - CRANIAL BASE - BC
Texto completo

O-BC-10 - Craniofaringiomas –resultados cirúrgicos por abordagem trans-lamina terminalis

O. Sousa1,2, P. Santos Silva1,2, P. Polónia1,2, R. Vaz1,2,3 e A. Cerejo1,2

1Serviço de Neurocirurgia, Centro Hospitalar de São João, Porto. 2Faculdade de Medicina, Universidade do Porto. 3Unidade de Neurociências do Hospital CUF, Porto.

Introdução: A abordagem trans-lamina terminalis (TLT) à região supra-selar e terceiro ventrículo inclui risco de défices visuais e hormonais. Os défices pós-operatórios surgem da estreita relação das lesões com as estruturas neurais vitais, não parecendo ser a abertura da lamina terminalis, um fator significativo para o aumento da morbilidade, cujo impacto é desconhecido na literatura. O objetivo deste estudo é a análise dos resultados nacirurgia de craniofaringiomas envolvendo o terceiro ventrículo, utilizando esta abordagem.

Material e métodos: A abordagem TLT foi utilizada em 22 doentes com craniofaringiomas. É descrito o acesso bifrontal utilizado. Foram estudados a extensão da remoção, mortalidade e morbilidade (especificamente défices hormonais e visuais).

Resultados: Obteve-se uma remoção completa em 17 doentes e uma remoção subtotal (> 90%) em 5 doentes. A remoção subtotal deveu-se a extensão ao seio cavernoso (1 caso), ao ventrículo lateral (1 caso), aderência ao quiasma/trato óptico (2 casos), aderência ao topo basilar (1 caso). Objetivou-se panhipopituitarismo em 19 doentes, distúrbio associado à remoção completa. O agravamento ou aparecimento de défices visuais surgiu em 4 doentes. A percentagem de défices visuais e endocrinológicos no estudo é semelhante à descrita em séries que estudaram cirurgia de lesões desta região, mesmo sem abertura da lamina terminalis.

Conclusões: A abordagem TLT permite uma remoção extensa dos craniofaringiomas envolvendo o 3º ventrículo. Os riscos de défice visual ou hormonal não parecem diretamente dependentes da abertura da lamina terminalis.

Comunicaciones disponibles de "CO4. BASE DO CRANEO - BASE DO CRANIO - CRANIAL BASE - BC"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?