Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
17. TUMORAL - TUMOURS
Texto completo

P048 - Desafio diagnóstico numa lesão do seio cavernoso

J.M. Silva, M. Ferreira, E. Cunha, L. Rocha, G. Figueiredo, C. Noronha, C. Pinheiro, M. Gomes e E. Carvalho

Serviço de Neurocirurgia, Centro Hospitalar do Porto.

Introdução: Relato do caso de uma doente diagnosticada com um meningioma do seio cavernoso e da importância da discussão multidisciplinar em consulta de grupo de tumores do SNC na melhor avaliação destas lesões.

Material e métodos: O caso refere-se a uma doente de 59 anos que se apresentou no SU com um quadro de alteração visual esquerda que evoluiu para diplopia no olhar horizontal e parestesias da hemiface esquerda. Nesse contexto fez TC CE e depois RMN que mostrou: 1) lesão localizada à região do seio cavernoso esquerdo captando contraste de modo intenso e homogéneo; o seio cavernoso encontra-se invadido e a carótida permeável mas estenosada – provável meningioma do seio cavernoso; 2) lesões de idênticas características mas de menores dimensões com base de implantação na face superior da vertente esquerda da tenda do cerebelo. Na reunião de grupo multidisciplinar foi levantada a hipótese não tumoral, nomeadamente de se tratar de uma paquimeningite hipertrófica. Foi decidido ampliar os estudos complementares e fazer uma prova terapêutica com corticoide.

Resultados: Os resultados dos exames realizados para o estudo etiológico desta condição foram negativos. A RMN após corticoterapia mostrou desaparecimento total da lesão expansiva do seio cavernoso esquerdo bem como marcada regressão do espessamento da dura-máter da tenda do cerebelo. Perante tal evolução foi feito o diagnóstico de paquimeningite hipertrófica idiopática.

Conclusões: A discussão multidisciplinar é essencial para um diagnóstico mais ponderado das lesões do seio cavernoso. As paquimeningites hipertróficas podem-se apresentar simulando um meningioma do seio cavernoso pelo que devem entrar no seu diagnóstico diferencial.

Comunicaciones disponibles de "TUMORAL - TUMOURS"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?