Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
17. TUMORAL - TUMOURS
Texto completo

P085 - Hematoma subdural crónico bilateral como apresentação de recidiva de carcinoma da mama

D. Zhang, M. Brito, J.P. Andrade, C. Marques e J. Cabral

Serviço de Neurocirurgia, Hospital Egas Moniz, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.

Introdução: A metastização dural em doentes com neoplasia maligna primária extra-SNC ocorre em 9% dos casos. Os hematomas subdurais são uma complicação rara das metástases durais, sendo a sua incidência desconhecida, de acordo com a rara análise histológica de membranas subdurais após evacuação cirúrgica.

Caso clínico: Mulher de 67 anos, com antecedentes de carcinoma ductal invasivo da mama, tratado 6 anos antes com cirurgia conservadora, quimio e hormonoterapia, sem evidência de doença ativa recente. Admitida por cefaleias e desorientação com duas semanas de evolução. Negava história de traumatismo. A TC-CE revelou um hematoma subdural crónico septado da convexidade bilateralmente, com áreas de hemorragia recente, espessura máxima superior a 1cm e efeito de massa significativo. Foi submetida a trepanação parietal bilateral. No pós-operatório precoce, verificou-se afundamento do estado de consciência e crise convulsiva. Uma nova TC-CE evidenciou rehemorragia subdural bilateral com efeito de massa significativo, tendo sido submetida a craniotomia bilateral com drenagem de hematoma e exérese de extensas membranas subdurais espessadas, que foram enviadas para análise histológica. O resultado foi compatível com metastização dural de carcinoma da mama. Após recuperação neurológica razoável, teve alta em GCS 14, encaminhada para Oncologia. Um novo estadiamento mostrou também metastização óssea vertebral, iniciando radioterapia holocraniana e quimioterapia sistémica e intra-tecal.

Discussão: Apresentamos um caso raro de hematoma subdural crónico bilateral como forma de apresentação de metastização dural tardia de carcinoma da mama. Salientamos a importância de não menosprezar esta etiologia rara, mas documentada, de hematoma subdural, uma patologia de grande prevalência na prática neurocirúrgica.

Comunicaciones disponibles de "TUMORAL - TUMOURS"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?