Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
17. TUMORAL - TUMOURS
Texto completo

P082 - Hemangiopericitoma: Revisão dos doentes operados

L. Cardoso, R. Malcata Nogueira, D. Forte, L. Fonseca, L. Paixão, C. Calado e J. Monteiro

Centro Hospitalar de Lisboa Central-Hospital de São José.

Objectivos: O hemangiopericitoma (HPC) é um tumor invulgar, derivado dos pericitos de Zimmerman e caracterizado por hipervascularização, crescimento lento e grande capacidade invasiva local. A sua localização no Sistema Nervoso Central (SNC) é rara e a sua abordagem terapêutica deverá ser a excisão cirúrgica total, seguida de radioterapia adjuvante dirigida à loca tumoral. O presente estudo visa caracterizar 5 casos operados

Material e métodos: Foram revistos os processos clínicos dos casos tratados de Janeiro de 2010 a Dezembro 2014, com obtenção de informação relativa a idade, género, apresentação clinica, dados imagiológicos, tipo de recessão, avaliação imunohistoquimica, dose de radioterapia aplicada, e follow-up com avaliação do status clinico, sobrevida e identificação de casos de recidiva, progressão ou metastização.

Resultados: Reportam-se 5 casos, dos quais 4 são do sexo feminino, com uma idade média de 61 anos. Em quatro dos doentes foi realizada excisão total da lesão sem verificação de recidiva/progressão. Num dos casos houve recessão subtotal, verificando-se recidiva apos 3 anos, refratária a RT, pelo que foi reoperado com ressecção total. Sem registo de metastização. No follow-up (media de 48 meses) objetivou-se um índice de Karnofsky de 100% em 2 doentes, 90% em 2 e 50% em 1.

Conclusões: A ressecção total assume-se como medida fundamental para o controlo da doença, evitando a progressão da mesma. O follow-up regular e encurtado com deteção precoce de recidivas torna-se imprescindível para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos doentes.

Comunicaciones disponibles de "TUMORAL - TUMOURS"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?