Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
17. TUMORAL - TUMOURS
Texto completo

P086 - ESCRITA EM ESPELHO APÓS EXÉRESE DE MENINGIOMA PARIETAL ESQUERDO

J. Monteiro, R. Manilha, G. Freitas, C. Viegas, B. Santiago e M. Cunha e Sá

Serviço de Neurocirurgia, Hospital Garcia de Orta.

Introdução: A escrita em espelho é um tipo de agrafia muito raro, podendo ser espontânea (principalmente encontrada em crianças em idade pré-escolar) ou estar associada a uma lesão cerebral. Existe muita variabilidade na sua apresentação, nos tipos e localização das lesões cerebrais a ela associadas e na duração da sintomatologia (sendo o défice na maior parte das vezes transitório). Actualmente considera-se que este defeito surge no contexto da desinibição de representações mentais simbólicas invertidas. Pensa-se que estas representações se localizam no hemisfério não dominante. A maior parte dos casos descritos na literatura, no contexto de lesão cerebral, surgem em doentes que escrevem com a mão esquerda. Revisão do caso de uma doente que apresentou um quadro de agrafia tipo escrita em espelho após a remoção de um meningioma parietal esquerdo.

Caso clínico: Trata-se de doente de 68 anos, ambidextra, submetida a exérese de meningioma grau I da convexidade parietal esquerda que se manifestou por apraxia da mão direita. No pós-operatório apresentou hemiparésia direita e afasia tendo feito uma TAC de crânio que revelou um hematoma da loca operatória tendo sido reoperada. Após a cirurgia, ao pegar numa caneta, a doente escolhia automaticamente a mão esquerda e escrevia em espelho. Sob terapia da fala e reabilitação motora, assistiu-se à recuperação dos défices motores, da afasia e da alteração da escrita. A escrita em espelho pode ter como causa lesões focais do hemisfério esquerdo, particularmente do lobo parietal.

Discussão: A escrita em espelho é um fenómeno raro, estando descrito após cirurgias de remoção de lesões hemisféricas esquerdas, mais comum em indivíduos ambidextros ou esquerdinos.

Comunicaciones disponibles de "TUMORAL - TUMOURS"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?